A inveja como lixo interno de nossa mente
Sempre que escrevo sobre Feng Shui, menciono muito sobre a necessidade da organização e limpeza em nosso ambiente de trabalho e em nossa casa para que a boa energia (ch´i) possa entrar em nossas vidas com equilíbrio e harmonia, trazendo prosperidade, felicidade, bons relacionamentos e boa saúde.
Além dessa faxina externa, há também a necessidade de se fazer uma faxina interna – criar um vácuo interno, para que o sucesso e a prosperidade vibre internamente.
Existem muitas sensações inúteis que ocupam um grande espaço dentro de cada um de nós. Como o cultivo da mágoa, do ressentimento, raiva ódio, medo e inveja, e tudo isso impede e muito sua unidarma.
O tema dessa semana nos Núcleos de Vivências da Unidarma é a Inveja, este “lixo interior” que ocupa muito espaço dentro de nós.
Abaixo transcrevo um trecho do livro “Faça dar certo” – de Gasparetto, que nos dá dicas para lidar melhor com esse sentimento.
Inveja é pobreza de auto-apoio.
Invejar é ver capacidades no outro, que você não consegue ver em si mesmo. Ao não acreditar em suas capacidades, você inventa uma série de desculpas: não vou conseguir; não posso fazer porque não tenho habilidade; o outro é mais capaz e por isso conseguiu, etc. Desculpas não resolvem a situação.
Quando você sentir inveja de alguém, aceite esse sentimento. Perceba que o desejo que sente é algo que vem de seu eu superior, e empenhe-se para conseguir realizá-lo. Não há nada que o impeça de trabalhar para ser aquilo que quer. Não sinta vergonha de ter inveja. Aceite-a, pois quando a esconde ou tenta fugir dela, você a reforça. Aceite a inveja e aprenda a aplaudir o sucesso alheio. Não critique o bem-sucedido, já que a crítica não é o caminho do sucesso. Deixe que seus olhos vejam só o sucesso, a beleza e o que é bom em você e nos outros.
Pense agora em suas frustações e procure lembrar como se sente quando vê alguém realizando aquilo que você queria, mas não conseguiu ainda.”
Vamos pensar sobre nossas invejas nesta semana? E procurar desenvolver mais nossa unidarma e amor próprio?
Veja este vídeo sobre a Inveja, onde Chris Allmeida faz uma narração do texto antigo de Ovídio, poeta romano. As mitologias sempre são cheias de simbolismos psicológicos profundos, vale a pena conferir.
Mude sua vida para Melhor!
Mari Geuer
Consultora de Feng Shui e Numerologia Cabalística
(601)
Parabéns pela postagem Mari. Toda limpeza sempre vem em boa hora.Publiquei o link desta sua postagem no meu blog:http://chrisallmeida.com/blog/2011/09/outras-postagens-sobre-inveja/Abraços!
Umas das coisas mais difíceis é admitir que todos nós podemos sentir inveja, rsr.