6 dicas para mudar seu padrão financeiro

27 Fev

Qual o seu padrão financeiro?

Quero iniciar esta postagem lhe parabenizando! Sim, pois se está lendo esta postagem um

coaching financeiro
coaching financeiro

dos motivos é porque você está em busca de uma forma diferente de cuidar de seu dinheiro!

Com isso espero de alguma forma contribuir para que você comece a olhar de outra forma para o seu dinheiro e mudar seu padrão financeiro assim como transformar sua vida.

Em meu trabalho de Instrutora de Autoconhecimento (coach) percebo o quanto as pessoas estão carente de um maior aprendizado ou uma consciência maior no que diz respeito a sua finança pessoal.

Infelizmente o que percebo também é que o padrão financeiro da maior parte das pessoas é o desrespeito ao seu próprio dinheiro.

“Como assim?! Desrespeito ao meu dinheiro?”  – é o que você deve estar pensando neste momento.

Então te pergunto: “Se, a partir de hoje, você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter seu atual padrão de vida?”

Essa pergunta tem levado muitas pessoas a refletirem melhor, e elas estão indo em busca de um maior conhecimento sobre como lidar melhor com o dinheiro ganho. Saiba que “o sucesso financeiro não depende de quanto você ganha, mas de como você lida com o que ganha”, o quanto você consegue ter um equilíbrio financeiro?

Se este é o seu caso, o que posso te dizer é: dê o primeiro passo para mudar esta situação e adquira a partir de agora o seu equilíbrio financeiro. E o primeiro passo é a Tomada de Decisão que você precisa tomar a partir de agora! “Não importa quão complicada seja sua situação financeira, VOCÊ PODE virar o jogo!”

E como acredito firmemente nisto quero dar algumas dicas para que você possa mudar AGORA e DEFINITIVAMENTE seu padrão financeiro!

6 dicas para mudar seu padrão financeiro 

1º DICA: TOMADA DE DECISÃO

Como disse antes este é o primeiro passo para você mudar seu padrão financeiro. É preciso fazer diferente do que sempre fez até hoje, pois se fizer como sempre fez, continuará a ter os mesmos resultados!

Tome a decisão de hoje buscar mais informações sobre o assunto e tenho certeza que esta sua atitude positiva já demonstra o seu desejo de mudar e você já irá colher resultados.

2º DICA: LIBERE-SE DE ALGUMAS CRENÇAS

Quebre o ciclo! Em geral, nem seus avós e nem seus pais aprenderam de uma forma estruturada a lidar com o dinheiro, esta dificuldade vem vindo de gerações, mas agora, você tem a oportunidade de quebrar esse ciclo. Decida agora mudar este padrão!

Fomos criados baseados em muitas crenças, que nossos avós, pais ou por uma pessoa especial que sempre foram falando para nós aquilos que eles sabiam e acreditavam!

Então reflita:

Quais associações negativas que você tem em relação ao dinheiro?

Você acha que ter dinheiro é um sinal de superficialidade, ou que pessoas ricas são gananciosas ou mesquinhas?

Será que ter muito dinheiro significa muita responsabilidade?

Seja o que for, você deve encontrar o que o afasta da independência financeira e precisa, conscientemente, mudar essas crenças. Pergunte a si mesmo por que você não está satisfeito financeiramente, quais as crenças que te mantém preso?

Se você ainda não percebeu, comece a ter clara para si mesmo: suas crenças atraem para si a vida que você experimenta. Não é a sua inteligência, sua educação, ou as circunstâncias que deixaram você financeiramente insatisfeito, mas sim as suas crenças limitantes sobre o que significa ter liberdade financeira.

3º DICA: IDENTIFICAR

Equilibrio Financeiro
Equilíbrio Financeiro

É importante identificar qual a sua situação financeira atual. Este é um passo importantíssimo para que você saiba em que ponto está e quanto terá que percorrer para alcançar o seu objetivo: sua independência financeira.

Você já teve aquela sensação que o seu salário simplesmente desapareceu, mas você não sabe como? Pois é, as pessoas geralmente sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto gastam. E muito menos aonde gastam e com isto acabam adquirindounidarma.

Para mudar esta situação é necessário fazer um controle de despesas. Isto significa anotar diariamente cada despesa realizada e qual o meio de pagamento utilizado – dinheiro, cartão ou cheque. As despesas devem ser agrupadas em categorias – educação, alimentação, moradia, etc. – para que você possa realizar uma melhor análise. Feito isto, você poderá verificar as quantias gastas em cada categoria e então estabelecer um orçamento, um limite de gastos para cada categoria.

Acompanhe seus gastos com carinho. Você poderá perceber que em algumas categorias existem gastos excessivos. Ou então descobrir despesas desnecessárias, que poderiam ser adiadas. Acredite. Você vai se surpreender com os resultados!

Veja aqui como controlar seus gastos pessoais

4º DICA: IDEALIZAR

Muitas das pessoas de sucesso, só chegaram lá porque descobriram que o que eles quisessem conquistar na vida dependeria somente deles e da capacidade de renovar a cada dia sua capacidade de sonhar.

Então sonhar, idealizar aquilo que você almeja te dá forças para conquistar os seus objetivos. Desperte em você os sonhos que”servirão de combustível  para enfrentar os desafios de sua jornada”

Faça sempre esta pergunta a si mesmo: “Qual o meu sonho?”

Gosto de ver os meus sonhos em forma de Circulo, como explico nesta postagem: Bágua da Fortuna, quem sabe você nao se anima a fazer o seu também 🙂

5º DICA: POUPAR

Após controlar seus gastos, você vai poder identificar o que está gastando em excesso, quais as prioridades, as necessidades de gastos mensais. Agora sim, vai ser capaz de não ultrapassar seus limites financeiros.

Claro que não precisa viver se sacrificando a vida toda, mas se você tiver o seu objetivo muito claro saberá que é por uma boa causa. Você vai respeitar mais o seu dinheiro.

Com o sonho bem definido, por exemplo. o de adquirir sua casa própria, você vai poder calcular o valor e o tempo necessário para realizá-los e assim planejar o quanto é possível reservar  por mês.

Mas Atenção: Reservar parte do que se ganha para unidarma é possível desde que se tenha foco e disciplina.

6º DICA: ACREDITE

Para que a mudança aconteça com você, é preciso acreditar que é possível mudar! Procure envolver sua esposa (o), seus filhos neste novo ciclo. É muito importante o envolvimento de todos.

Agora, a verdadeira mudança precisa começar por você, por sua disposição de iniciar uma relação mais consciente e de equilíbrio com o dinheiro. Acima de tudo disciplina até que o novo hábito seja instalado definitivamente em você!

“Seja você a mudança que deseja ver no mundo” – Gandhi

Seja você a mudança que deseja ver na sua vida financeira! A mudança acontece quando você decidir tomar as rédeas da sua vida financeira! É preciso ATITUDE, DISCIPLINA e PERSEVERANÇA! Tenho certeza que VOCÊ PODE fazer esta mudança em sua vida!

Bom estas são as dicas que queria passar para vocês e é baseado nestas dicas que tenho auxiliado muitas pessoas que não consegue fazer estas mudanças sozinhas, então apresento algumas ferramentas que pode agilizar o processo, e o mais importante, fazer acontecer a mudança e assim obter o EQUILIBRO FINANCEIRO.

Se gostou deixe seu comentário aqui, e se achou relevante compartilhe com seus amigos!

Mude sua vida para melhor!

Mari Geuer

Coach – Instrutora de Autoconhecimento

Sabia que você pode ganhar uma sessão de coaching gratuita?  Entre em contato!

Veja também

(1267)

2 Replies to “6 dicas para mudar seu padrão financeiro

  1. Informações muito valiosas, se a gente não mudar a forma como estamos agindo, os resultados continuarão sendo os mesmos. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.