Reflexão para o encontro dessa semana no Núcleo de Vivências Unidarma
Otimismo
O pessimismo geralmente tem consequências improdutivas na vida de uma pessoa, enquanto que o otimismo tem suas raízes na realidade permanente da bondade básica da vida. O otimista interpreta a vida de maneira mais favorável possível e confia que o melhor que pode acontecer. Você já notou como as coisas frequentemente correm melhores para aqueles que esperam que as coisas deem certo? Como Ralph Waldo Emerson sabiamente colocou, eles sabem que seu “bem estar é caro ao coração” e que o Universo é um local hospitaleiro.
Otimismo não significa necessariamente que nada de “ruim” possa acontecer e que você vai ter tudo o que desejar. Todos enfrentamos problemas na vida, mas uma atitude otimista mostra que cada situação tem o potencial de ser transformada em algo melhor e, portanto, contém potencial para trazer o bem. O trabalho do otimista consiste em descobrir esse bem. Quando confrontado por dificuldades, o otimista saudável não finge não estar confuso, com medo ou sofrendo. Ele é honesto sobre como se sente e ainda assim acredita em um bom resultado, mesmo que ainda não o vislumbre.
Emerson escreveu apaixonadamente sobre o otimismo e o fez após anos de uma saúde fraca e depois do falecimento de sua primeira esposa, dois irmãos e seu adorado filho de 6 anos. Tais tragédias poderiam transformar algumas pessoas em seres amargos e pessimistas. Mas embora ele passasse por profundo pesar, o amor de Emerson por uma vida de bondade não lhe permitiu se vergar.
Você também pode trazer em si o Que Emerson chamou de “confiança infalivel e […] a visão para se ver que o melhor é a verdade. Com essa atitude, pode-se descartar todas as incertezas e medos, e confiar que o tempo revelará todas as respostas para seus questionamentos.”
Para refletir em Grupo:
1) Quando confrontado por problemas qual é minha reação básica? Sou otimista ou pessimista? Como esse meu comportamento afeta minha vida e das pessoas ao meu redor?
2) Como posso transformar meu modo de ver o mundo e seus acontecimentos? Tenho consciência de que as coisas podem sempre melhorar ou estou vivendo de forma pessimista?
Veja poderá ver o tema da semana diretamente no site da Unidarma – aqui
Encontros às Quartas-feiras 20h Núcleo de Vivencia Unidarma Campinas fone : 19 33246904 (Mari)/ 32038351 (Marinalva) mari.equilibriointerior@gmail.com
(420)
Teve um período da minha vida que eu era tão pessimista, que não conseguia pensar em nenhuma solução para os problemas. Depois que comecei a expandir minha mente, e trabalhar na mudança de crenças, consegui mudar muitas coisas, e continuo firme neste processo!