A Primavera chegou!
Uma estação com energia de expansão, em que as flores brotam e os animais saem da toca. É hora de renascimento, desintoxicação e preparação para o verão.
No Brasil, nem sempre percebemos com tanta clareza a mudança das estações, especialmente em cidades grandes como São Paulo. Convido vocês a observarem os pequenos sinais da primavera que nos cercam – como o canto dos Sabiás, as Jabuticabeiras, que estão por toda parte, dando frutos maravilhosos e os Ipês que estão florescendo também.
Evidências de que a Primavera chegou.
Estamos cada vez mais desconectados da natureza e de seus ciclos, vamos tirar um tempo em nosso dia-a-dia para observar e nos re-integrar ao fluxo natural para que possamos nos re-equilibrar com mais facilidade e rapidez. Que outros sinais de que a Primavera chegou, vocês conseguem identificar?
Segundo a Medicina Chinesa, na primavera a energia yang (de expansão) começa a surgir dentro da energia yin (de retração), que esteve no auge durante o inverno.
A primavera rege o fígado, órgão responsável pela eliminação de excessos e da desintoxicação, e, com isso, vem o convite para nos alimentarmos de forma mais leve, evitando os excessos do inverno e cuidando de nossos fígados. Quando o fígado está sobrecarregado surge a frustração e raiva, além dos desconfortos físicos como dor de cabeça e problemas com músculos e tendões.
Devemos começar a nos movimentar mais – uma forma maravilhosa de auxiliar na eliminação de toxinas – lembrando de tomar um cuidado redobrado com os músculos e tendões (que são regidos pelo meridiano do fígado e estão mais sensíveis durante a primavera) – não vamos esquecer do alongamento e aquecimento antes dos exercícios físicos!
Durante a primavera, sugiro uma limpeza geral – mental, física e espiritual:
- Uma desintoxicação alimentar de uma semana, eliminando proteínas animais, laticínios, açucar, adoçantes artificiais, refrigerantes, refinados em geral, processados em geral, cafeína, álcool e trigo. Podemos comer à vontade: arroz integral, quinoa, outros grãos que não contêm glúten, feijões, frutas frescas, legumes e vegetais frescos, sucos feitos na hora, saladas, castanhas e nozes e água, muita água! O fígado agradece!!
- Deixar para trás o que não serve mais – roupas, objetos, pensamentos, crenças, rancores, håbitos, abrindo espaço para o novo;
- Exercícios físicos moderados;
- Focar no que queremos para a vida e começarmos a agir para realizar nossos projetos. A primavera é época de realizações, vamos aproveitar essa energia que está trabalhando à nosso favor.
Através da acupuntura, é possível retomar contato com nosso ritmo interno e criar uma consciência maior de como o externo (como natureza, ambiente, toxinas, etc.) nos afeta. Isto nos auxilia na desintoxicação de nosso corpo, mente e espírito pois quando criamos uma consciência maior, podemos escolher melhor o que ingerimos, tanto fisicamente quanto mentalmente.
Convido todos a darem uma pausa na correria do dia-a-dia e se unidarma com seu ritmo pessoal, aprendendo a respeitá-lo, assim como a natureza respeita seu ritmo e ciclos.
fonte: http://equilibrioglobalsp.blogspot.com/2010/10/primavera-e-medicina-chinesa.html
(604)