Mandala em mosaico – Yin Yang

13 Abr
A polaridade YIN YANG é a base da filosofia, diagnóstico e terapêutica oriental.
Quando notamos que alguém é calmo, é porque temos referência do que é ser agitado. Se falamos de calor é porque conhecemos o frio. Todos nós temos nosso lado quente e nosso lado frio., o nosso lado generoso e o nosso lado mesquinho, duas faces complementares, por vezes equilibradas, por vezess tendendo mais para um lado do que para outro.
Tudo o que existe apresenta uma polaridade. Nada é só YIN ou só YANG. Nada é só positivo ou negativo. Forças antagonicas são complementares e necessárias.
O predomínio da energia YANG está no dia, na primavera e verão, no masculino, no calor, na luz, na extroversão, no movimento, na força, no exterior, no tonico.
O predominio da energia YIN está na noite, no outono e inverno, no feminino, no escuro, no frio, na introversão, na quietude, na fraqueza, no interior, no flácido.
Todos temos nosso lado YIN e nosso lado YANG; não há noite sem dia, ódio sem amor e homem sem mulher. As mulheres são essencialmente YIN, mas todas trazem em si um lado masculino, que é YANG, umas mais e outras menos. Os homens são mais YANG, mas todos trazem em si um lado feminino, que é YIN, uns mais e outros menos. Em nossos corpos e temperamentos espelham-se os nossos predomínios YIN e YANG, que podem variar durante a vida.

fonte: livro de João Curvo “A dieta do Yin e do Yang” – ed Rocco

 
Mandala de Mosaico com vidros coloridos sob uma placa de mdf de 40cm de diametro,
feito pela empresa Vitrais Ton Geuer

(547)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.