8 Dicas para Desenvolver a Autoconfiança

21 Nov

Você está com dificuldades de ser e se sentir confiante? Que grau de autoconfiança você tem em si mesmo? Em que proporção você se sente confiante quando está com os seus amigos? E com seu parceiro, caso tenha um? Qual o grau de confiança no que diz respeito a uma apresentação na escola ou trabalho, conversar com um estranho? O que fazer quando você está começando com pouca ou nenhuma confiança? Como ir do ponto A ao ponto B?

Não se adquire a verdadeira autoconfiança do dia para a noite. É preciso dedicação para você perceber que é um bom ser humano e merece respeito e amor.

A autoconfiança possui um significado muito individual para cada pessoa. Um dos motivos que explicam isso é o fato de que as dificuldades e fraquezas encontradas nos indivíduos se alteram conforme suas personalidades e contexto em que estão inseridos. Independentemente do motivo de sua insegurança, algumas experiências podem ajudar a desenvolver autoconfiança.

Veja as dicas a seguir

Reconheça suas inseguranças

O que aquela voz dentro de sua cabeça diz? O que o deixa desconfortável ou com vergonha de si mesmo? Pode ser qualquer coisa, de acne a arrependimentos, amigos na escola ou experiências passadas negativas ou traumáticas. Seja o que for que o deixa sentindo-se indigno, envergonhado ou inferior, identifique isso, dê-lhe um nome e anote. Você também pode rasgar essas anotações e começar a sentir-se positivo em relação a si mesmo.

Converse sobre isso com amigos e com as pessoas que você ama. 

Expresse livremente suas emoções. Você deve obter algum progresso a cada dia. Siga aos poucos. Não ha forma rápida de melhorar. Chegue à raiz de seus problemas; foque nisso e entenda que você precisa resolver essas questões antes de poder seguir em frente. Verifique se trata-se de uma emoção antiga e se ela ainda é realmente relevante ou aplicável à sua vida hoje. Isso não significa que você precisa se livrar daquilo que lhe faz mal (algumas vezes, você simplesmente nem consegue). Você precisa aprender a aceitara si mesmo, seu passado e suas circunstâncias assim como são, sem necessariamente pensar que são “ruins”.

Experimente coisas diferentes

Pular de paraquedas, cortar e mudar a cor do cabelo, participar de palestras  motivacionais. Seja lá o que for que você escolher, é importante que sejam desafios e experiências novas, que possam mostrar para si mesmo o quanto você é capaz.

Recupere-se de seus erros. 

Lembre-se de que ninguém é perfeito. Mesmo as pessoas mais confiantes têm inseguranças. Em algum ponto de nossas vidas, podemos sentir que algo está faltando em nós. Esta é a realidade. Aprenda que a vida tem muitos obstáculos pelo caminho. E, frequentemente, esses sentimentos de insegurança vêm e vão, dependendo de onde e com quem estamos, de nosso humor no momento e de como estamos nos sentindo. Em outras palavras, eles não são constantes.

Olhe-se no espelho e sorria.

gato_leao

Estudos na área de “teoria da resposta facial” sugerem que a expressão em seu rosto pode realmente encorajar seu cérebro a registrar certas emoções. Então, ao olhar para o espelho e sorrir todos os dias, você poderá se sentir mais feliz com si mesmo e mais confiante a longo prazo.

Finja

Na mesma linha de sorrir para fazer você mesmo se sentir feliz, agir com confiança pode realmente fazer com que você acredite nisso. Finja que você é uma versão completamente confiante de si mesmo; passe pelo processo e veja como se sente!

Seja grato pelo que tem

Em muitos casos, na raiz da insegurança e da falta de confiança está o sentimento de não se ter o bastante de algo, seja uma validação emocional, sorte, dinheiro, etc. Reconhecer e apreciar o que você tem pode combater o sentimento de ser incompleto e insatisfeito. Encontrar essa paz interior fará maravilhas para sua autoconfiança.

Ajude os outros

Quando você tem consciência de que faz o bem para as pessoas ao seu redor, e faz uma diferença positiva em suas vidas (mesmo que seja apenas ser gentil com a pessoa que lhe serve café pela manhã), você sabe que é uma força positiva no mundo – o que dará um impulso à sua autoconfiança.

Não se satisfaça com aquilo que sabe, mas busque sempre aprimorar suas capacidades e conhecimento. Talvez você não precise aprender algo completamente novo, mas sim aprofundar aquilo que já sabe de determinada coisa.

unidarma

Estas são as dicas de hoje, você também pode gostar de conhecer uma técnica de reprogramação mental que o auxiliará a tomar estas atitudes de uma maneira mais simples e harmoniosa consigo mesmo. Eu indico uma que usei e me ajudou muito é a Reprogramação Mental Desenvolvendo a Autoconfiança.

Mude sua Vida para Melhor!

assinatura_marigeuer

(1163)

6 Replies to “8 Dicas para Desenvolver a Autoconfiança

  1. Tenho o hábito pela manhã, quando as tarefas para fazer no dia estão controladas, de procurar coisas novas para alimentar minha alma. Porém isto é uma coisa particular, não expor estas rotinas e descobrimentos, para que ao me expor não vejam ou comente: ele esta com tempo livre, ele não tem o que fazer, ele esta matando trabalho.
    Pois hoje vou fazer diferente, ão estou nem aí, ESTOU, SOU E SEREI SEMPRE FELIZ.
    Sou grato por receber este seu texto, sou grato por ter despertado esta vergonha de mim, sou grato por você se preocupar e expandir seus conhecimentos e para as pessoas.

    QUE DEUS COLOQUE TUDO O QUE HÁ DE MELHOR EM SEU CAMINHO.

    Tenha um bom dia.

  2. Mari Geuer,

    Maravilhoso material orientativo para o conhecimento, reflexao e crescimento. Tal qual seus demais trabalhos e atividades em prol do desenvolvimento humano. Tocou-me profundamente. Grata !

  3. Pingback: Exercício para Fortalecer a sua Determinação |

  4. Pingback: Fortalecendo sua Autoconfiança | Equilibrio Interior

  5. estou aprendendo a me conhecer melhor , encontrei este site e adorei as dicas , algumas eu ja faco , mas a insegurança e a baixa estima estão me apovarando , quero entrar em um grupo de controle disso , agradeço pela palestra gratis kkkk me ajudou muito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.