O medo pode nos trazer inumeras implicações em nosso íntimo que só iremos compreendê-los quando aceitá-los totalmente, quando tivermos pleno conhecimento a respeito de sua origem. Logo, após estar ciente do que o medo é e de onde ele surgiu, você será capaz de olhar de forma mais atenta para todos os efeitos colaterais advindos dele.
Entender essas implicações traz de volta a razão, uma vez que agora, consciente do que está acontecendo, pode-se compreender que nada do que se origina do medo deveria estar presente em sua vida.
Quem aprende a transformar seus temores, desejos, anseios, tristezas e raivas em suas contrapartes, torna-se seu próprio mestre. Isso é equilibrio interior.
Nossa mente é um reservatório de possibilidades ilimitadas. A vida seria uma experiência muito mais prazerosa se utilizássemos com inteligência e disciplina estes recursos internos. Mas por ignorarmos estes recursos, vivemos muito aquém do que poderíamos conquistar.
Observem por exemplo as pessoas que vivem com algum tipo de medo: Medo de voar de avião, Medo de ficar sozinha, Medo do escuro, Medo de ficar pobre, Medo de barata, Medo de falar em Público e assim por diante…
Não é incrível pensar que se nós utilizássemos nossos recursos internos estes medos simplesmente deixariam de existir? Chris Allmeida
Algumas técnicas para vencer o medo são muito conhecidas e aplicadas à vida de quem sente um pouco mais de dificuldade para enfrentar os desafios da vida. Trouxe algumas delas. Confira e não deixe o medo atrapalhar a sua vida.
1) Perguntas de autocoaching
Você pode se organizar e montar uma excelente estratégia para alçar a cura usando perguntas de coaching que lhe ajudarão a entender melhor o que esta acontecendo com você, mostrando que, de fato, é possível a superação e cura. Ao invés de se perguntar o que há de errado com você, por exemplo, questione-se sobre se você poderia avançar no processo de cura ainda hoje. Você pode manter esse avanço? Como prosseguir?
e então, reflita sobre seus medos:
- Onde aprendi a me comportar ASSIM?
- Quem me ensinou a reagir assim?
- Estará este sentimento camuflando algum conflito ou limitação que escondo de mim mesmo? O que poderia ser?
- Que sentimentos eu experimetarei daqui para frente se eu conseguir superar este medo?
2) Modelagem
É uma técnica da programação neurolinguística que consiste em observar uma pessoa que é bem sucedida naquilo que você deseja alcançar. Então, se você tem medo de algo, observe como alguém que não tem medo lida com a situação. Como é sua postura corporal? Como é sua respiração? O que a pessoa pensa sobre o tema? Como ela se sente?
3) Respiração
Normalmente, a pessoa que tem medo tende a ter um grau maior de ansiedade para lidar com o que lhe causa esse mal estar. Respirar profundamente, de forma serena e tranquila pode ajudar nesse processo de cura.
4) Reprogramação Mental
As técnicas de reprogramação mental podem auxiliá-lo mudança das experiências de vida que você viveu, através da modificação dos códigos lingüísticos e simbólicos instalados no seu inconsciente, você terá a oportunidade de sentir-se cada vez mais auto-confiante e produtivo, livrando-se dos velhos problemas emocionais que afligiam sua vida.
Veja aqui uma lista de reprogramações que pode auxiliá-lo a modificar seus padrões de medos:
Confiança Para Dirigir – Reprogramação mental para aumentar sua confiança na direção |
Fluência Na Fala – Reprogramação Mental no Chris Allmeida para desenvolver e estimular a fluência na fala. |
Medo de Avião Nunca Mais – Reprogramação desenvolvida para superar o medo de viajar de avião. |
Medo de Barata Nunca Mais – Reprogramação para combater o medo de barata. |
Medo de Cães Nunca Mais – Para vencer o medo de interagir com cães. |
Medo de Elevador Nunca Mais – Para vencer o medo de subir no elevador. |
Medo do Escuro Nunca Mais – Para superar o medo de dormir no escuro. |
Síndrome do Pânico – Reprogramação Mental para ampliar a sua capacidade de enfrentar com coragem a Síndrome do Pânico e assim superar esse problema emocional. |
Superação da Timidez – O medo de se expor, de falar em público, de manifestar o seu brilho ao mundo será agora superado! |
(10634)
Passei muito tempo afundada e controladas por medos, eu era uma pessoa bem confiante, acabei me isolando e acabei caindo em alguns pensamentos negativos, que logo viraram condicionamentos. Passei muito tempo para conseguir melhorar! Mas estou firme.